Uma pessoa difícil

Dizem que J. D. Salinger era chato. Um pesadelo para editores. Era avesso à publicidade e não queria que seus livros apresentassem orelha, foto do autor, frases de efeito ou seu nome na capa, tudo o que aumenta a propaganda e da mais visibilidade ao livro. Além de viver uma vida de reclusão em Cornish, New Hampshire, por mais de quarenta anos.

Em 1988, Roger Lathbury, dono de uma pequena editora de livros, escreveu uma carta a Salinger propondo a publicação de Hapworth 16, 1924, seu último conto. Por incrível que pareça, o autor de Apanhador no campo de centeio respondeu que iria considerar a oferta.

Oito anos se passaram até que o autor entrasse em contato novamente. Para deleite de Lathbury, ele aceitara a proposta – seguindo, obviamente, suas especificações exatas. A distribuição seria de poucos exemplares e teria preço fixo, para que as grandes cadeias de livrarias não tivessem descontos e, assim, interesse no livro.

Algumas conversas e encontros com Salinger se passaram para discutir a publicação, e tudo corria aparentemente bem. Porém o vazamento – por culpar do próprio Lathbury – da informação que Hapworth seria publicado trouxe uma enxurrada de repórteres a busca de informações, e enfureceu Salinger, que desistiu do projeto.

Para quem quiser ler o testemunho de Roger Lathbury, achei uma matéria muito boa publicada por ele mesmo na NY Magazine (é velhinha, de abril de 2010, mas vale muito a pena). É só clicar aqui.

A história demonstra como Salinger era rigoroso em suas vontades e na questão do isolamento. Mas para mim, uma informação que passa quase desapercebida no texto é a mais preciosa: Salinger comentou com Lathbury que estava trabalhando em algumas histórias da família Glass (protagonistas de Franny & ZooeyCarpenteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira & Seymour: uma apresentação; além de alguns contos de Nove Estórias). Claro, o editor se contentou com a informação e não perguntou nada, mas são famosos os boatos de que o autor teria terminado dezenas de livros antes de morrer. Como fã, espero muito que sim. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s