Em defesa da simplicidade

Estava atolada de livros para a faculdade. Livros que exigiam muita atenção, anotações e dedicação aos detalhes. Fui à casa de uma amiga jantar quando então o vi: Volta ao mundo em 80 dias, do francês Júlio Verne. Estava ali, esquecido, quase sumindo com suas 123 páginas em meio a tantos livros grossos e pomposos. E que bom que o encontrei.

Em meio a tantas leituras complicadas, foi um enorme alívio achar uma obra tão boa e tão simples. O texto é leve e a história muito divertida: Fíleas Fogg, nobre meticuloso e imperturbável, aposta com os colegas do Clube Reformador que é possível – no século XIX – dar a volta ao mundo em exatamente 80 dias. Quando ele parte para a viagem com seu empregado Jean Passepartout, começa uma investigação de um roubo de 55 mil libras do banco inglês. Aparentemente, os sinais físicos do assaltante batem com os de Fíleas, que se torna suspeito – e a viagem, uma fuga.

Durante os escassos instantes em que pudera vislumbrar Phileas Fogg, Passepartout havia examinado, rápida mas meticulosamente, o futuro patrão. Este era um homem de uns quarenta anos, de nobre e bela aparência, alto (…). Parecia possuir uma dose extremamente elevada daquilo que os fisionomistas denominam ‘repouso da ação’, faculdade comum a todos aqueles que mais realizam que apregoam.”

Quando você percebe – tarde demais para se conformar – o livro acabou. Mas aí está a graça: ele pode não te dar as melhores citações, como Água Viva, pode não propor as mais complicadas questões filosóficas, como Insustentável Leveza do Ser, e pode não ter o requinte de Lolita. Mas isso é ótimo. Volta ao mundo em 80 dias é divertido e muito rico, em sua simples maneira.

PS: Quem quiser baixar o livro, ele pertence ao domínio público :)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s