Três contos

Aproveitei o domingo para fuçar na internet atrás de coisas sobre Anne Enright, autora de O Encontro (resenha aqui, trechos aqui) e de Valsa Esquecida (trechos aqui), minha última leitura. Achei três contos – em inglês – da irlandesa publicados no site da revista amerina New Yorker, todos muito bons. Por isso preparei um pequeno guia – bem básico mesmo – para quem tiver interesse:

In the Bed Department (clique aqui)

Kitty trabalha em uma loja de departamentos, na seção de camas. Ela observa sua vida mudar, ao mesmo tempo que vê pequenas transformações na loja. “Ela ficou na Seção de Camas e esperou por ondas de calor. Ela não se importava de envelhecer desde que significasse um crescimento fácil, mas não parecia estar acontecendo dessa maneira. Houve uma agitação, uma turbulência no seu sangue.”

Natalie (aqui)

Natalie é uma garota “como uma chama na luz do dia (…) –  inabalável, dificilmente você pode vê-la, mas ela está sempre lá”. Acompanhamos os acontecimentos na família de Billy, seu namorado, à partir do olhar atento – como uma observadora de pássaros, que ainda não entende seu foco de atenção – da nossa narradora, a melhora amiga da garota.

Della (aqui)

Della percebe que seu vizinho – que ela considera o homem mais irritante do mundo – está cego. O conto, meu favorito dos três, nos mostra como a velhice está ligada às lembranças. “Às vezes ela queria lembrá-lo que ele não a conhecia realmente. Que qualquer um podia ter comprado a casa vizinha. Qualquer um podia estar passeando com o filho recém-nascido no jardim frontal quando ele passasse e perguntasse ‘como está o fedelho?’ através do muro.”

***

PS1: Os trechos nas pequenas sinopses foram traduzidos por mim, sem pretensão nenhum de soar profissional. Por isso, fiquem atentos à versão original, sempre (muito) mais rica.

PS2: No site da revista também está publicado o conto Taking Pictures, mas é restrito a assinantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s