A minha escolha

Muito foi falado nessa última semana sobre essa guerra das grandes empresas pelo mercado brasileiro de e-readers e e-books. Então resolvi registrar aqui a minha opinião.

Levei muito tempo para comparar o Kindle (da Amazon) e o Kobo (vendido pela Livraria Cultura aqui no país). Vi vídeos, li análises e, por fim, a minha escolha foi clara: o Kobo seria meu novo companheiro de leitura.

Kobo1

Digo que foi clara por dois simples motivos. O primeiro foi que o aparelho chegara no Brasil em sua forma touch, enquanto o Kindle veio analógico (e por um preço mais modesto, claro). Mas, em segundo lugar, o que realmente tirou qualquer dúvida de que reader escolher foi o formato: o Kobo lê o arquivos em ePub, enquanto o seu concorrente lê apenas o formato da própria livraria.

E por que isso é tão importante? Não só pelo fato de ter trabalho para converter arquivos caso eu não queira (e não quero!) me ater à uma única livraria, mas por ePub ser um formato aberto e livre, não atrelado economicamente a nenhuma empresa (portanto, não paga royalties) e utilizado pelos principais acervos gratuitos online. E, para mim, a empresa canadense  fabricante do aparelho acertou em cheio em não tentar impor um formato aos usuários, escolheu o que é mais democrático possível.

Kobo 2

Kobo 3

Em termos gerais, achei o Kobo muito bonito – é bem limpo e tem a parte de trás decorada -, e gostei de seu funcionamento, apesar de às vezes demorar para responder aos comandos do dedo na tela (nada tão recorrente que faça eu me arrepender).  Ele permite anotações, destaques no texto, acesso ao dicionário, além de possuir alguns jogos como Sudoku e Sketch, estatísticas de leitura e uma rede social que oferece prêmios ao seu desempenho como leitor.

Para muitos essa questão do formato não é importante, e eu entendo. Mas softwares livres e abertos como o LibreOffice, uma bela e gratuita alternativa ao Microsoft Office (clique aqui para saber mais), e o sistema Linux garantem uma internet mais livre e não depende economicamente das grandes empresas que monopolizam o setor. E, para mim, isso é liberdade de escolha quando se trata dos livros que vou ler e quanto vou pagar.

PS: Esse post não pretende ser uma comparação. Posso falar apenas do Kobo pelo simples fato de ter um e poder compartilhar o que achei do aparelho.

5 comentários sobre “A minha escolha

  1. Ótimo post! Gostei muito da sua postura e da opinião em relação ao formato aberto. Também acho fundamental que o dispositivo leia arquivos abertos e não limite seus leitores a “consumirem” apenas tecnologias proprietárias. Parabéns pelo blog! Beijos!!!

    • Fiquei um pouco frustrada porque havia muito frenesi em relação ao Kindle e se falou muito superficialmente do Kobo, sendo que é uma ótima opção! E essa vantagem do formato, para mim, é muito significante para ser ignorada na maioria das resenhas…
      Obrigada pelos elogios, meu lindo :)

  2. Obrigada por me deixar tentada a comprá-lo! Eu tenho um e-reader genérico em casa que funciona até bem, mas é super simples – a tela não é touch, não tem wi-fi, dicionário, nada… mas comporta qualquer formato. Uso o formato Epub para converter alguns livros para o tablet. Só que o kobo é tão bonitinho e prático ~: tô desejando muito!

    • Nossa, o formato ePub é incrível. Quando tinha algum texto da faculdade em word ou pdf, convertia para ePub e lia no tablet, é prático demais. Vou namorar o kobo mais um pouquinho, quem sabe não acabo adquirindo um também?

      Acho que dei enter antes da hora e cortei o final do meu comentário anterior: Kevin! <3 Eu gosto tanto desse livro. Depois quero saber o que você achou dele!

Deixe um comentário

