Sobre ambientes literários

Enfim, os homens de letras tomaram o caminho da auto-emancipação; fugindo da tutela feminina, retiraram-se dos salões para os cafés, e com isso inicia-se uma nova época da literatura francesa. (…) A literatura se ‘plebeíza’, e isto não acontece somente na França.

(…)

O café literário é sintoma de uma nova situação social do escritor: em vez de ‘protegé’, surge o profissional das letras. É a mudança social mais importante que a literatura sofreu em toda a sua história, entre Homero e a primeira guerra mundial. (…) Os homens de letras encontraram um novo lar no ‘café literário’ e nova função no jornalismo. Nasceu a Bohême.

– Trecho do capítulo Classicismo Racionalista, no segundo volume da coleção História da Literatura Ocidental (Leya), de Otto Maria Carpeaux

Será mesmo que, em tempos digitais, a internet faz hoje o papel dos antigos cafés: um ambiente de conversa, discussão, troca de informação e fomentação da cultura? Sinceramente, acho que sim, pelo menos em grande parte. Mas sinto falta do romantismo de ter um local – físico! – onde ainda existisse esse tipo de vida voltada para a literatura – e sem machismos dos tempos regressos, claro. Há algumas tentativas ótimas, como a Casa das Rosas, em São Paulo e os muitos clubes de leituras e saraus em bibliotecas públicas. E credito muito, mas muito valor a elas. Só é uma pena que esse costume de sentar e simplesmente conversar sobre literatura, em meio às xícaras de café, chá, pedaços de bolo, whisky ou conhaque, pessoas inteligentes e interessadas, não atrai mais tanto – fica relegando a algumas datas especiais no calendário, e não se forma como um programa semanal e muito desejado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s